Prefácio de Fábio Coelho
Receber um diagnóstico de autismo em uma família pode ser um processo desafiador. Estudos mostram que os impactos dessa nova realidade podem ser significativos, afetando a qualidade de vida tanto dos pais quanto de toda a estrutura familiar. As causas desses impactos são: falta de informação adequada, falta de apoio e/ou incentivo, dificuldades emocionais no processo de aceitação do diagnóstico pela família, entre outros.
Alguns espaços na sociedade são genuinamente acolhedores em sua natureza, e um desses ambientes é a igreja e as comunidades de fé. Índices de pesquisas socioculturais mostram que a maioria da população brasileira se declara praticante de alguma fé.
E se isso é, de fato, um ponto importante em nossa sociedade, por que não falarmos sobre a inclusão e o acolhimento das famílias atípicas?
Esta é a proposta deste livro: falar sobre a aceitação dessa nova realidade, sobre a importância do acolhimento de toda a família, independentemente da fase do processo de transformação em que ela esteja, e dos impactos emocionais à luz da visão bíblica.